Diversos estados brasileiros têm desenvolvido sistemas de avaliação educacional no âmbito de projetos de gestão voltados para a melhoria da educação. Um desses projetos é o do município de Sobral, Ceará (INEP, 2005).
Como metas o projeto definiu a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos de idade; alfabetização corretiva de todos os alunos de 2ª a 6ª série que não sabiam ler; a regularização do fluxo escolar; a redução do abandono para menos de 5%; progressiva universalização e qualificação da educação infantil; a reestruturação do sistema de ensino das séries terminais de Ensino Fundamental e alfabetização de todos os jovens e adultos que não sabiam ler. Com relação às mudanças na prática pedagógica, a rotina da sala de aula passou a ser norteada por 10 princípios:
1) A criança precisa falar
2) A criança precisa agir
3) A criança precisa brincar
4) A criança precisa ter limites
5) A criança precisa trabalhar em grupo
6) A criança precisa desenhar
7) A criança precisa ouvir histórias
8) A criança precisa contar histórias
9) A criança precisa ler e escrever
10) A criança precisa ser estimulada
O sistema de avaliação instituído contemplava, entre outras variáveis, a participação das famílias que eram motivadas a avaliar o trabalho escolar, e a organização e funcionamento da escola, inclusive limpeza, disciplina, merenda, biblioteca e segurança.