HUMANIZAR A LINGUAGEM
Francisco Gomes de Matos, Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara,
Centro de Artes e Comunicação,UFPE,Recife. e-mail :
\n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
>
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Brasil já possui uma Tradição Pedagógica notável,na qual destaca-se mundialmente
a significativa contribuição de Paulo Freire, através de suas obras, incentivadoras de
tantas pesquisas teóricas e aplicadas nas áreas da Educação, da Psicologia e do
Letramento (ou,para usar o termo preferido em Portugal, Literacia). Assim, no
singularíssimo The Literacy Dictionary ,edição da Associação Internacional de
Leitura (1995; nova edição impressa e on-line em fase inicial de planejamento ),
encontramos um verbete sobre Educação Emancipadora, de inspiração Freiriana.
No volume Literacy. An Introduction, do pesquisador britânico Randal Holme
(publicado pela Editora da Universidade de Edinburgo em 2004), há oito menções
ao pensamento pedagógico do autor de Pedagogia do Oprimido (traduzida em
várias línguas). Naquele livro escocês , define-se Pedagogia Participativa como