Quem são esses brasileiros analfabetos residentes no DF?
O Projeto Leitura, tem como objetivo vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: Criar o hábito da leitura.
Projeto LEF Confira artigos, trabalhos, Vídeos, Fotos, projetos na seção do Letramento no Ensino Fundamental.
Este volume, provocadoramente intitulado Nós cheguemu na escola, e agora?—Sociolingüística & Educação, é uma amostra significativa do saber e saber-fazer sociolingüísticos de Stella Maris Bortoni-Ricardo. Ao publicá-lo, ela e sua editora prestam relevante serviço à sociolingüística aplicada à educação em língua portuguesa e à pedagogia sociolingüisticamente humanizadora, centrada no reconhecimento, no trato digno das diferenças sociolingüísticas e culturais que ocorrem no português dos alunos-usuários em nosso contexto educacional.
Em um livro que se apresenta como fruto da pesquisa sociolingüística realizada no Brasil, bem inspirada e inspiradoramente, Stella Maris Bortoni-Ricardo oferece aos leitores excelente fundamentação teórica e adequada exemplificação de entrevistas sociolingüísticas, eventos de oralidade, análise de erros, episódios comunicativos reveladores de problemas sociais e comunitários.
Um livro indispensável para professores e formadores de professores de português – e de outras línguas – e para todos os que atuam ou intencionem trabalhar na fascinante e desafiadora área que estuda as relações entre linguagem e sociedade.
[Gomes de Matos, prefácio]
Fonte: Stella Bortoni